O envelhecimento é um processo natural, mas que apresenta desafios. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, idosos têm maior chance de desenvolverem doenças como OSTEOARTRITE, DIABETES, DEPRESSÃO E DEMÊNCIA. Por isso, a terapia para idosos é importante dos cuidados de saúde geral.
Há tipos diferentes de terapia que podem ser benéficos para os idosos, incluindo FISIOTERAPIA, TERAPIA OCUPACIONAL E PSICOTERAPIA. No entanto, a saúde mental precisa de uma atenção especial, pois ela impacta diretamente sobre a saúde física e vice-versa. Idosos com problemas de saúde têm mais risco de desenvolverem depressão, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
SINAIS DA NECESSIDADE DE TERAPIA PARA IDOSOS
De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia há sinais que servem de alerta para a saúde mental dos idosos:
CHORO RECORRENTE;
TRISTEZA SEM MOTIVO;
DISTRIBUIÇÃO DOS BENS MATERIAIS AINDA EM VIDA;
VERBALIZAÇÃO DE FRASES NEGATIVAS como: “NINGUÉM PRECISA MAIS DE MIM”, “NÃO QUERO INCOMODAR NINGUÉM”, “ESTOU CANSADO DE VIVER”, “JÁ CUMPRI MEU PROPÓSITO”.
NEGLIGÊNCIA COM HIGIENE PESSOAL;
IRRITABILIDADE;
MUDANÇAS DE HUMOR SEM RAZÃO;
DESINTERESSE POR ATIVIDADES QUE ANTES GOSTAVAM DE REALIZAR;
MANIA DE DOENÇA: nesses casos, o idoso pode relatar constantemente que está com doenças, mesmo com exames indicando o contrário ou ausência de sintomas clínicos;
VONTADE DE PERMANECER NA CAMA DURANTE O DIA TODO.
Comments